Kinipan – Um filme sobre o desmatamento das florestas tropicais em tempos de pandemia

Poster do filme "Kinipan" O ambientalista Feri Irawan e o engenheiro florestal Basuki Santoso revelam a conexão entre o desmatamento e a pandemia (© WatchDoc / Global Film)

15 de abr. de 2021

O novo documentário “Kinipan”, da WatchDoc, está causando furor na Indonésia. Ele conta como dois ambientalistas pesquisaram a conexão existente entre a destruição da floresta tropical e a pandemia. Justamente em tempos de pandemia, novas leis e programas econômicos estão ameaçando a floresta gravemente.

Conquanto seja noite na longínqua aldeia de Kinipan, a praça central está festivamente iluminada. O jornalista investigativo e cineasta indonésio Dandhy Laksono, de novo, encarou uma exaustiva tarefa e está exibindo o seu novo filme, “Kinipan”. Trata-se de uma premiére de gala muito especial no meio de Kalimantan, no lado indonésio de Bornéu. Esse foi o lugar que se tornou símbolo da resistência do povo Dayak contra a destruição da floresta tropical.

Simultaneamente, o filme da Watchdoc está sendo exibido em Sumatra, na aldeia Pangkalan Ranjau, a qual está cercada por plantações de monocultura de palma de óleo e projetos internacionais fracassados de proteção florestal. Com este filme, as pessoas na província de Jambi sentem-se finalmente compreendidas e levadas a sério, porque o que está em jogo é a vida delas, conforme relata o ambientalista e protagonista do filme, Feri Irawan.

https://youtu.be/YABqjXOuklg

Ao longo do documentário de 145 minutos, ele e o engenheiro florestal Basuki Santoso viajam, em tempos de Covid, para as últimas florestas da Indonésia. O trabalho deles – proteção da mata e reflorestamento - tornou-se difícil por causa do lockdown, mas também por causa de uma política que ameaça a floresta tropical e a vida dos povos indígenas e da população local.

Os dois investigam como uma política econômica cuja base é explorar recursos e devorar enormes áreas está em relação com a pandemia e o desmatamento das florestas. Eles revelam o fracasso de projetos de proteção florestal também financiados pela Alemanha, encontrando pesquisadores de morcegos e especialistas em tigres, mas também comerciantes de animais selvagens. E eles conversam com pessoas desesperadas que querem deter a destruição da natureza e por isso, são espancadas ou até mesmo presas.

A situação agravou-se durante a pandemia, pois a destruição da natureza vem sendo impulsionada por um pacote de várias leis para a salvação da economia indonésia, numerosos projetos de infraestrutura e grandes programas de fomento da agricultura como o Food States. Esse novo pacote de leis suspendeu a obrigatoriedade legal de proteger florestas: O programa indonésio Food-State causa fome e destruição da natureza.

https://youtu.be/TRnpm916q-M

No dia 1º de abril de 2021, 45 comunidades indígenas indonésias vivenciaram a estréia do filme “Kinipan”. Suas reações foram avassaladoras. As pessoas dizem, emocionadas, frases como: -„Esse filme nos dá força.” – “O filme mexeu tanto comigo, que eu mal conseguia assisti-lo.” – “Injustiça, ganância, corrupção.” - “O filme é inspirador e nós dizemos à WatchDoc: Obrigada!”

Os habitantes de centenas de aldeias poderão assistir “Kinipan” nos próximos dias. O filme é o terceiro produzido pela WatchDoc e já está chamando mais atenção que o documentário anterior (“Asimetris”).

Asimetris – um documentário sobre o óleo de palma da Indonésia

Em breve, haverá uma versão alemã de “Kinipan”.

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!