Protetor do meio-ambiente põe madeireira para correr

O ambientalista Matek Nosso parceiro Matek Geram contribuiu para a preservação da floresta (© Matek Geram)

7 de dez. de 2023

Em Sarawak, uma madeireira tinha começado a derrubar matas à margens dos rios Ulu Lioh und Ulu Lijan. No entanto, o perigo de a destruição continuar já passou. Depois de o nosso parceiro Matek Geram ter mobilizado a população local e dado suporte à sua resistência, a madeireira foi embora.

“A água dos rios ficará clara, de novo, e os peixes voltarão, com fartura”, relata Matek. “O povo do lugar está muito feliz”. Aos olhos dele, a madeireira que já havia derrubado matas em Sarawak receia um processo judicial.

“Salve a Floresta” tinha iniciado uma petição para tentar deter o desmatamento. 96.761 pessoas a assinaram a petição. Como a floresta à margem dos rios Ulu Lioh und Ulu Lijan foi salva, vamos encerrar esta campanha – e voltaremos o nosso foco para casos mais graves, os quais não faltam.

O Matek é permanentemente demandado pelas aldeias, que lhe pedem ajuda no tocante à preservação de suas florestas ameaçadas por madeireiras, monoculturas de palmas-de-óleo e mineração. No mais das vezes, ele mapeia a terra tradicional dos nativos, que frequentemente pertencem ao povo Iban, para o fim de salvá-las da sanha de empresas.

Desde o início da agora encerrada petição - cujo início se dera em abril de 2022 - o Matek enviou mais de 550 fotos e vídeos, mostrando-o, assim como sua equipe a mapear as florestas ou sua presença nas audiências judiciais.  Muitas fotos mostram também a corrente destruição da natureza. Por causa disso, pausa é uma coisa rara na vida desses ativistas.

Esta página está disponível nos seguintes idiomas:

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!